Trabalhar de forma autônoma exige bastante organização e gestão da nossa parte, e quem já está nisso sabe muito bem sobre o que estou falando. Dessa forma, trouxemos algumas dicas importantes que vão te ajudar demais na organização e entrega dos seus projetos.
1 – O começo da sua gestão: Crie um briefing junto ao cliente de forma clara
Um briefing sempre será o começo de todo projeto, ele será o esqueleto da obra final e para que isso ocorra você precisa ter uma boa gestão das suas tarefas. Quanto mais detalhes, referências e conceitos que você pegar com seu cliente melhor será desenhado o projeto.
Entenda que o cliente é a parte mais interessada do projeto, encare cada trabalho com o seu cliente como se fossem uma equipe. Ele quer que o projeto saia exatamente da forma que ele imagina e conseguir entender isso vai te permitir elaborar, organizar e fechar da melhor maneira possível um escopo fiel ao que o cliente imagina.
2 – Alteração é diferente de fazer novamente do zero
Todo o projeto é passível de alteração e incrementos durante sua criação, mas perceba quando essas “alterações” alteram totalmente o briefing combinado inicialmente. Pois isso faz com que você trabalhe mais e consequentemente ganhe menos e se você não percebe isso, sinto-lhe dizer mas é um sinal de má gestão! Cuidado.
Fique atento aos pedidos de alterações e coloque um limite no fechamento do escopo da quantidade de alterações, para que o cliente tenha noção de quantas alterações são possíveis fora do escopo. Caso exceda essas alterações você deve atribuir um valor por alteração excedida.
3 – Tenha gestão na elaboração dos passos do seu projeto
Escreva um arquivo como se fosse um manual de cada etapa que você irá realizar, coloque prazos e seja rígido com seu cronograma. separe um tempo do seu dia para descrever todo o processo de trabalho que você costuma realizar e todos os resultados que você já obteve e obtém. Sendo assim, sua gestão fica mais limpa, compreensível e você consegue trabalhar melhor.
Nesse momento o ideal é sempre utilizar ferramentas que agilizem a sua organização e promovam uma maior produtividade ao seu trabalho. Ao ter um portfólio essencial de ferramentas que te auxiliam nesse processo, você ganha performance e ganha tempo.
Temos algo interessante sobre produtividade com ferramentas – 4 melhores ferramentas para ter mais produtividade
4 – Combine com o cliente um prazo
Seja rigoroso e pontual com seus prazos combinados, entregue sempre no dia ou antes. Acrescente como margem de segurança sempre uma média de 2 ou 3 dias a mais no prazo de entrega previsto para evitar imprevistos.
A organização dos seus projetos te promove uma melhor imagem profissional perante ao seu cliente, assim como um marketing boca a boca preciso sobre o seu modo de trabalhar.
Comente aqui embaixo e faça parte da nossa comunidade colaborativa!
Juntos a criação acontece! Até mais!
Comentários no Facebook