A tipografia é primordial para o desenvolvimento de artes visuais, logos e todos os projetos que um designer executa. A comunicação é o principal conceito por trás da tipografia, assim como também é o pilar de todo designer.
Sempre estamos comunicando algo com nossos projetos
A tipografia basicamente consiste na utilização de fontes de letras como estrutura gráfica, onde designers e outros profissionais utilizam para passar mensagens, conceitos, sensações e muito mais.
A tipografia é o primeiro contato de comunicação impressa do ser humano. É um conceito fundamental que se deve ter conhecimento. a tipografia deve estar em conformidade com a mensagem que deseja transmitir.
Tipos de tipografia
Existe alguns tipos de tipografia, onde cada uma pode ser utilizada dependendo da informação e arte que você planeja fazer.
Dessa forma a escolha de uma fonte atrelado ao seu tipo é muito importante para a produção de um logo, identidades visuais, criação de cartazes e etc…
Aqui embaixo classificamos 4 tipos de fontes:
- Serif (com serifa);
- Sans Serif (sem serifa);
- Script (simula a escrita à mão);
- Display (fontes artísticas).
Cada uma delas desempenha um papel fundamental para cada objetivo. Hoje falaremos rapidamente sobre cada um desses tipos.
Serif – A tipografia elegante
As fontes serifadas, são as que possuem prolongamentos e traços nas extremidades das letras. São muito utilizadas em leituras prolongadas como em livros, revistas, pois causam um certo conforto ao leitor.
Dessa forma o conforto ocorre principalmente pela forma como as letras são compostas unindo sempre uma com a outra, facilitando a legibilidade de textos muito longos.
Existe uma teoria de que a palavra Serif se originou da palavra holandesa schreef, que significaria traço de caneta. Segundo alguns estudiosos a fonte serifada teria surgido do entalho em pedras na italia.
Dessa forma as Serifas tem uma importância histórica fundamental, sendo uma herança da caligrafia manual na imprensa.
Sans Serif – O moderno é o futuro
Sans serif é o tipo de fonte sem serifa como o próprio nome já diz, ela não possui prolongamento em suas profundidades.
Sendo assim, ela é muito utilizada para pequenos textos que não precisam ter uma atenção prolongada do olhar humano.
As fontes sem serifa são muito utilizadas por empresas de tecnologia e do vale do silício como Facebook, Google, Uber entre outras. O motivo disso ocorre pelas fontes sem serifas apresentarem modernidade, liberdade e serem muito mais objetivas.
Portanto, a utilização de fontes sem serifa servem para transmitir uma mensagem curta e objetiva sobre determinado assunto, frase ou nome de uma empresa em um logo e etc…
Script – tipografia em movimento
A fonte do tipo script é aquela que imita a escrita humana. Sendo muito utilizada em cartões de formatura e casamento, principalmente pela sua elegância.
Essas fontes também chamadas de cursivas passam sensação de humanidade, leveza, criatividade e uma pegada mais artesanal.
A criação de fontes assim datam do império romano onde escreviam assim para redação de documentos, isso fazia com que o processo de escrita se tornasse mais rápido. O hábito de escrever as letras ligando-as entre si se tornou cada vez mais comum.
Display
As fontes display não são exatamente classificadas, pois são todas as fontes estilizadas que podem ter figuras no lugar de letras. São fontes mais artísticas que não se adequam as citadas anteriormente.
Essas fontes são únicas e são criadas de uma forma bem mais artística e desenhada do que as outras, isso faz com que até mesmo na criação de um logo ou identidade visual você desfrute de uma tipografia única criada somente para aquele momento.
Comente aqui embaixo e faça parte da nossa comunidade colaborativa de design gráfico!
Juntos a criação acontece! Até mais!
Comentários no Facebook