A técnica do pomodoro consiste em alguns passos que devem ser seguidos de forma que melhore o seu foco e sua concentração, quantificando um tempo para atividade e um tempo para pausa/descanso.
Essa técnica foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo em meados dos anos 80. Francesco estava nos seus primeiros anos da faculdade e queria encontrar alguma maneira de aumentar a sua produtividade. Por esse motivo ele usou um timer de cozinha no formato de um pomodoro (tomate) para organizar as suas tarefas.
Dessa forma o timer girava por 25 minutos e ao término emanava um som forte, nesse meio tempo ele se concentrava ao máximo em alguma tarefa e ao tocar o som fazia uma pausa de 5 minutos onde ia ao banheiro, alongava e etc…
Por fim, vamos aos passos dessa técnica!!!
1. Atividades e tarefas
Pense em todas as atividades e tarefas que você precisa executar e anote em algum local de sua preferência, pode ser em uma agenda, bloco de notas, word, onde você quiser e achar melhor.
O importante é que você coloque em um lugar ou app acessivel para facilitar ainda mais a execução e organização das suas tarefas.
2. Use o celular ou um despertador
Pegue o seu celular e programe 25 minutos nele, caso tenha um despertador portátil pode usa-lo e entrar no clima que inicialmente tornou a técnica famosa.
3. Executar a técnica pomodoro
Pegue uma daquelas atividades que anotou e comece a fazê-la de forma 100% focada sem interrupções até o seu despertador tocar.
4. Pause e descanse
Quando o seu despertador tocar faça uma pausa de 5 minutos. Nesse momento você pode fazer algum alongamento, olhar um pouco as redes sociais, mas lembre-se, é somente uma pausa de 5 minutos.
Conforme você for se habituando com essa técnica poderá modela-la a sua maneira de uma forma que fique cada vez mais adequada a você.
5. Risque da lista ou coloque o nível de progresso
Risque essa atividade da sua lista ou coloque o nível de progresso dela, por exemplo; 50% concluído, isso vai causar um efeito no seu cérebro e no seu corpo de dever cumprido e de progresso, e isso é ótimo!
Pequenas conquistas vão se acumulando até formarem a sua conquista principal, elas são fundamentais para manter você focado e satisfeito com o seu próprio resultado.
6. De volta ao trabalho
Volte ao trabalho depois da pausa para mais 25 minutos cronometrado e mãos a obra! Lembre-se mantenha o foco 100% nesse período.
7. Quatro pomodoros em diante
A seguir depois de mais ou menos 4 pomodoros de 25 minutos faça uma pausa de 10-30 minutos aproximadamente.
O tempo de descanso ajuda a sua atividade mental, esse período de pausa é mais revigorante do que parece ser, aplique a técnica pomodoro e veja por si mesmo os efeitos dela em sua produtividade.
8. Constância é a chave da técnica pomodoro
Mantenha a constância nessa técnica e vá anotando em cada tarefa quantos pomodoros foram necessários para executar cada uma. Dessa forma, você mensura quanto tempo foi gasto para executar cada uma das tarefas.
Quantificar o seu tempo é muito importante, pois ajuda a estipular melhor os prazos e, consequentemente, os deixa mais assertivos.
Use a técnica pomodoro durante um mês e veja os resultados
A ideia é que você utilize esse método e repare na melhoria da execução das suas atividades. Dessa forma, comece fazendo cada passo exatamente como descrevemos aqui, é muito importante ter uma disciplina para que os resultados sejam percebidos.
Com esse método, você irá perceber muitos hábitos ruins dos quais dificultavam os processos dos seus projetos e, consequentemente, sua entrega final.
Faça um compromisso consigo mesmo e permita-se mudar para se tornar sua melhor versão. Disciplina e foco são diários, a constância faz toda a diferença no seu crescimento profissional e pessoal também.
Comente aqui embaixo e faça parte da nossa comunidade colaborativa!
Juntos a criação acontece! Até mais!
Comentários no Facebook